O Arco do Triunfo do Carrossel foi construído entre 1807 e 1809 por ordem de Napoleão Bonaparte para comemorar as vitórias do Grande Exército francês (La Grande Armée) durante a Campanha de Ulm que levaram à capitulação do exército austríaco do general Mack em Ulm, no dia 20 de outubro de 1805, e a vitória na Batalha de Austerlitz, que pôs fim ao Sacro Império Romano-Germânico.
Projetado por Charles Percier e Pierre-François-Léonard Fontaine, o monumento foi nitidamente inspirado nos arcos do triunfo do Império Romano que se encontram em Roma, o Arco de Sétimo Severo e o Arco de Constantino. A empolgante quadriga que coroa a obra é uma cópia dos célebres Cavalos de Bronze de Constantino I, que se encontram acima da porta principal da Basílica de São Marcos em Veneza e foram pilhados em Constantinopla.
Ao voltar da Primeira Campanha da Itália (1795-1797) Napoleão Bonaparte, ainda general, levou os originais para a França como butim de guerra, mas em 1815, após a derrota na Batalha de Waterloo, a quadriga foi entregue aos austríacos, que a devolveram a Veneza. A cópia foi executada em 1828 por François Joseph Bosio, que colocou na condução da quadriga uma alegoria da Restauração monárquica que porta um cetro com a efígie de Louis XVIII.
Composto por três arcadas em sua maior largura e uma na lateral, o monumento tem 14,60 metros de altura e sua base meda 19,60 por 8,65. Está implantado na place du Carrousel, Praça do Carrossel, entre o Louvre e o desaparecido Palácio das Tulherias, para o qual servia de entrada de honra até o incêndio que destruiu o palácio quase totalmente em 1871. As ruinas foram desmanteladas em 1883 e o arco ficou isolado na esplanada dos jardins.