Paris Guia Logo

Basilique Notre-Dame-des-Victoires

Igreja barroca famosa pelos ex-votos e peregrinações

imagem do Basilique Notre-Dame-des-Victoires - slide 1

Mehrshiddoroudian

Em meio à interminável guerra de religiões o rei Luís XIII fez, em 1614, a promessa de construir uma igreja dedicada à Virgem Maria caso conseguisse derrotar os protestantes. Ainda assim, a guerra se estendeu até o dia 28 de outubro de 1628, quando a cidadela protestante de La Rochelle, sitiada desde o ano anterior, se rendeu aos exércitos do rei.

Para cumprir a promessa, Luís XIII ordenou a construção da igreja Notre- Dame-des-Victoires, outorgada aos agostinianos descalços - Augustins déchaussés. O arquiteto Pierre Le Muet fez o projeto, mas a obra foi logo interrompida por falta de fundos e só foi retomada em 1656 sob a direção de Libéral Bruant, sucedido depois por Gabriel Le Duc. A fachada foi terminada em 1740 pelo arquiteto Jean-Sylvain Cartaud, que optou por superpor duas ordens arquiteturais clássicas, a jiônica no térreo e a coríntia em cima. O conjunto tem um frontão triangular que leva no tímpano um brasão com as armas da França encimado pela coroa real.

Durante a Revolução Francesa de 1789 os religiosos tiveram que abandonar o edifício, que se tornou sede da Loteria Nacional. Durante o período do Diretório - Directoire (26 de outubro 1795 a 9 de novembro de 1799) foi ocupado pela Bolsa de Valores.

Em 1802 a igreja foi devolvida ao culto católico. No dia 23 de fevereiro de 1927 ela foi elevada ao grau de basílica menor, sendo agora uma das 5 que há em Paris. Na praça podem ser vistas a tradicional loja de chás Dammann Frères e a grande Librairie Catholique.