Paris Guia Logo

Boulevard Saint-Germain

Boulevard famoso por seus cafés literários e lojas de luxo

imagem do Boulevard Saint-Germain - slide 1

Aleksandr Zykov

O Boulevard Saint-Germain é um destacado exemplo da Reforma urbana de Paris realizada pelo Barão de Hausmann na segunda metade do século XIX. A larga avenida corta Saint-Germain-des-Prés e o Quatier-Latin ligando a Pont de la Concorde a Pont de Sully e, em seu caminho, foram destruidas muitas ruas pequenas e construções históricas, entre elas a prisão do monastério de Saint-Germain-des-Prés e a casa em que residiu Danton.

Dividido em duas partes pelo Boulevard Saint-Michel, fronteira entre Saint-Germain e o Quartier-Latin, mantém algumas características comuns aos dois quartiers, mas também as evidentes diferenças. Desde os anos 1930 a área de Saint-Germain se destaca por sua animada vida noturna, em torno dos cafés, brasseries e restaurants. Foi um grande centro intellectual, berço do movimento existencialista liderado por Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, que foram homenageados em 2 de março de 2000, quando a área em frente à igreja foi nomeada a Place Jean-Paul Sartre et Simone de Beauvoir.

Depois dos anos 1970 perdeu grande parte dessa característica. Muitas das inúmeras livrarias foram substituídas por luxuosas boutiques de moda e parte do boulevard foi ocupada por marcas famosas de design de mobiliário.