Paris Guia Logo

Café du Dôme

Brasserie histórica em Montparnasse, frequentada por artistas e escritores

imagem do Café du Dôme - slide 1

LPLT

Este histórico café foi criado em 1898 e logo passou a ser frequentado por pintores, escultores, escritores, poetas, modelos, amantes da arte e marchands. Por muitos anos foi local de encontro da colônia literária americana. Antes da Primeira Guerra Mundial, Le Dôme era o café mais chique de Montparnasse, posição que passou a ser disputada também pelo La Rotonde e pelo La Coupole.

No início do século passado, um artista pobre podia pagar uma lingüiça de Toulouse e um prato de purê pelo equivalente a um euro. Atualmente é um sofisticado restaurante de peixes e frutos do mar, com decoração confortável em estilo antigo, para o qual o Guia Michelin já deu uma estrela no passado. Em 2017, o restaurante recebeu um "Prato Michelin: cosinha de qualidade" e é reconhecido por seu clássico linguado, Sole Meunière.

Le Dôme aparece em vários livros de autores famosos, como O Convidado, de Simone de Beauvoir; Trópico de Câncer, de Henry Miller; A Idade da razão, de Jean-Paul Sartre ou Paris é uma festa, de Ernest Hemingway.