Paris Guia Logo

Chapelle du Martyr

Pequena capela histórica dedicada aos mártires de Paris

imagem do Chapelle du Martyr - slide 1

Remi Mathis

A Capela dos Mártires ou Sanctum Martyrium, encontra-se no local de um antigo "campo dos mortos", cemitério que recebeu os ossos dos mártires cristãos. No século IX foi erguida uma capela que durante séculos tornou-se local de peregrinação. Havia uma cripta à qual se chegava por uma escada que levava, conforme dizia a tradição, a um antigo templo romano dedicado ao deus Mercúrio, na frente do qual Saint-Denis teria sido decapitado. Em 1133, o rei Luís VI, sob a influência de sua esposa, Adelaide de Savoia, decidiu construir um mosteiro para mulheres, que foi ocupado até a Revolução pela Ordem dos Beneditinos.

Na Capela dos Mártires, em 15 de agosto de 1534, Inácio de Loyola, Francisco Xavier, Pedro Favre, Simon Rodriguez, Jacques Laynez, Alphonse Salmeron e Nicolas Alonso de Bobadilla adotaram os votos de pobreza e castidade e fizeram a promessa de peregrinar a Jerusalém a cada dois anos. Esta é a origem da Companhia de Jesus, ordem que foi aprovada em 1540 por uma bula do Papa Paulo III e à qual pertence o atual Papa Francisco.

Durante a Revolução Francesa a abadia foi vendida e os edifícios foram demolidos. Em 1854 um oratório foi reconstituído no local presumido do martírio. A cripta com o aspecto atual data de 1886-1887.