Instalado na ala "Paris" do Palais de Chaillot, com 22.000 m² de área expositiva, este é o maior museu de arquitetura do mundo. Sua missão é promover a arquitetura francesa e descobrir obras emblemáticas do patrimônio arquitetônico francês e da criação internacional contemporânea.
O museu foi instituído por decreto em 9 de julho de 2004, agrupando três importantes instituições: O Museu de Monumentos Franceses, cuja origem remonta ao museu de escultura comparativa criado em 1879 por Viollet-le-Duc. Ele reúne coleções de modelos, moldes, murais, vitrais e obras de arte do patrimônio francês desde o século XI; A Escola de Chaillot, que forma, desde 1887, os interessados nas carreiras de arquiteto dos monumentos históricos ou em arquitetura do patrimônio e, finalmente, o Instituto Francês de Arquitetura (IFA), criado em 1981 para promover a arquitetura contemporânea francesa e manter arquivos de arquitetos.
A cidade da arquitetura possui uma biblioteca com 45.000 livros, 300 revistas, documentários e documentos digitalizados, com 100 postos de trabalho para os interessados e oferece um portal de documentos online. Seu teto abobadado reproduz em tamanho real os afrescos românicos da nave da abadia de Saint-Savin-sur-Gartempe.
No lobby há uma livraria boutique e área de alimentação que oferece uma ótima vista da Torre Eiffel.