Aberto em 1885, o Hôtel du Nord é uma referência histórica no Canal de Saint-Martin. Durante décadas foi ponto de encontro dos trabalhadores de terra firme que procuravam uma refeição ou algum conforto à noite. O hotel era conhecido como “l’hôtel des poux volants” (hotel dos piolhos voadores). Segundo o site oficial, este apelido deriva de um hábito do antigo proprietário, que sacudia as toalhas de mesa na janela todas as manhãs.
Nos anos 1930, o diretor de cinema Marcel Carné deu ao pequeno hotel uma projeção internacional ao usa-lo como cenário para seu filme “Hôtel du Nord”, com a famosa atriz Arletty como protagonista.
Algumas décadas depois, nos anos 1970, o Hôtel du Nord foi transformado em hotel de charme, para encanto dos turistas que passavam a pé ou em cruzeiros. Em 1986 o hotel encerrou as suas atividades e quase foi demolido, mas, graças à resistência dos parisienses, foi restaurado e reaberto como restaurante e bar em 1993, exibindo orgulhosamente sua fachada tombada com patrimônio histórico.
O Hôtel du Nord possui um agradável café no terraço, um restaurante, uma biblioteca, um bar e uma sala de leitura com internet. O chef é Pascal Brébant, que por dez anos trabalhou para alguns dos maiores chefs franceses (Michel Guérar, Didier Oudill).