Paris Guia Logo

Église Saint-Germain-L'Auxerrois

Igreja ao lado do Louvre, conhecida por seu sino que sinalizou o massacre de São Bartolomeu

imagem do Église Saint-Germain-L'Auxerrois - slide 1

Chabe01

O edifício original foi construído no século VII, em plena época merovíngia, mas foi destruído durante uma incursão normanda em 885-886. Passou por várias reconstruções ao longo do tempo e a maior parte da igreja atual data do século XV, com alguns vestígios dos séculos XII e XIII. Sua arquitetura reúne os estilos Românico, Gótico e Renascentista. O portal ocidental data de 1220-1230, o coro do século XIV e a nave do século XV. A balaustrada que envolve a igreja e a rosácea foram executadas entre 1435 e 1439 por Jean Gaussel. A torre do campanário, construída sobre o ambulatório sul no século XII em estilo românico, foi personagem de um terrível drama histórico.

Durante as Guerras de Religião entre católicos e protestantes, na noite de 23 de agosto de 1572 o grande sino conhecido como “Maria” deu o sinal para o início do massacre de São Bartolomeu. Milhares de protestantes que haviam chegado a Paris para festejar o casamento entre a princesa, que ficou famosa como Rainha Margot (católica) e o príncipe Henrique de Navarra (protestante) foram cruelmente massacrados. O casamento, que parecia sinalizar um apaziguamento nos confrontos religiosos, revelou-se uma armadilha mortal para muitos huguenotes – como eram chamados os protestantes na época.

Um outro campanário, separado da igreja, foi construído em 1840 em estilo neogótico por Théodore Ballu, a meio caminho entre o edifício religioso e a construção de 1863 que abriga a prefeitura do bairro. Entre os tesouros expostos na igreja, há uma escultura em madeira de Saint-Germain - São Germano de Auxerre, que data do século XV, uma escultura de Isabel de França, um belo retábulo flamengo esculpido em madeira e o famoso Banc d'œuvre, banco reservado aos conselheiros paroquiais ou personagens importantes.

Na igreja, todos os dias é celebrada uma Missa tridentina (tradicional missa em latim) e, nos domingos à noite, há uma missa cantada.