Paris Guia Logo

Église Saint-Séverin

Igreja gótica no Quartier Latin com belos vitrais e arquitetura impressionante

imagem do Église Saint-Séverin - slide 1

GFreihalter

Edificada entre os séculos XIII e XV, a igreja Saint-Séverin é uma das mais antigas de Paris. Obra prima da arquitetura em estilo gótico flamboyant, ela é um resumo da evolução que houve entre o declínio da arquitetura românica e a eclosão do Renascimento. Seus magníficos vitrais apresentam um panorama que vai da arte do vitral na Idade Média aos vitrais abstratos da modernidade, obra de Jean Bazaine.

As raízes históricas da igreja remontam ao período merovíngio. Clodoald, último neto do rei Clovis, foi o único sobrevivente do massacre perpetrado por seus tios Quildeberto I e Clotário I em 524. Educado num mosteiro, abriu mão dos direitos de sucessão ao trono e tornou-se discípulo do eremita Séverin – Severino, que tinha um oratório neste local. O santuário foi substituído por uma capela com status de basílica, que acabou destruída no século IX durante uma invasão Viking.

No século XIII, depois da Guerra dos Cem anos, foi iniciada a obra da igreja atual. Primeiramente foram concluídos o campanário e uma parte da nave. Em 1412 foi fundido um sino, chamado Macée, que até hoje está no topo da torre e é o mais antigo de Paris.

A decoração interna e o revestimento de mármore foram iniciados em 1684 graças a doações da duquesa Anne-Marie-Louise d'Orléans, prima do rei Luís XIV. No interior destaca-se o famoso “palmeiral” de pedra e o pilar torcido em espiral. O extraordinário bufê de órgão data de 1745 e foi tombado como patrimônio histórico. O antigo claustro ainda guarda os vestígios do último cemitério anexo a uma igreja em Paris.