Paris Guia Logo

Fontaine du Trocadéro

Fonte monumental com esculturas douradas, situada nos Jardins do Trocadéro

imagem do Fontaine du Trocadéro - slide 1

Martin Greslou

imagem do Fontaine du Trocadéro - slide 2

Neste lugar havia outra fonte em forma de cachoeira, erguida por Gabriel Davioud para a Exposition Universelle de 1878, ao mesmo tempo que o antigo palácio do Trocadero.

A fonte atual foi construída para a Exposição Universal de 1937, ao mesmo tempo que o Palais de Chaillot, a reforma dos jardins do Trocadero e a construção dos numerosos pavilhões dos países convidados para o grande evento. A autoria é dos arquitetos Roger-Henri Expert, Paul Maître et Adolphe Thiers. Duas esculturas decoram a fonte ao nível do Sena: A Alegria de Viver, de Léon-Ernest Drivier, e A Juventude, de Pierre Poisson. Nas bacias superiores há uma escultura com cavalos e um cachorro, de Georges Guyot, e outra com um touro e um cervo, de Paul Jouve. Diante do palácio há duas grandes estátuas: O Homem, de Pierre Traverse e A Mulher, de Daniel-Joseph Bacqué.

Esta é a maior fonte de Paris. Possui vinte potentes canhões escalonados em grupos de cinco que lançam água a cinquenta metros de distância, em direção da Torre Eiffel. As bacias e o grande espelho de água têm 56 chafarizes e 12 colunas de água com 7 metros de altura. A operação do sistema hidráulico depende de um motor de mil cavalos. Durante a exposição de 1937, por primeira vez foi utilizada a energia elétrica em grande escala e 530 projetores foram instalados dentro da fonte e no entorno, criando um inédito e fantástico espetáculo noturno.