A Grande mesquita de Paris, é a maior mesquita da França e a terceira maior da Europa. Foi fundada após a Primeira Guerra Mundial em agradecimento aos soldados muçulmanos originários das colônias francesas da África do Norte que participaram da luta. Cerca de 100000 morreram em combate contra a Alemanha. A mesquita foi construída em estilo mudéjar, e seu minarete tem 33 metros de altura. Foi inaugurada em 1926.
Durante a II Guerra Mundial, a mesquita, cujo reitor na época era Si Kaddour Benghabrit, serviu como refúgio para aqueles que eram perseguidos, oferecendo segurança, abrigo e até mesmo certidões de nascimento muçulmanas falsificadas para crianças judias que nasceram durante esse período.
A Mesquita faz parte de um complexo que ocupa cerca de 1 hectare e inclui o Instituto Muçulmano, o Haman e um restaurante. Inspirada na mesquita el-Qaraouiyyîn de Fez, uma das mais importantes do Marrocos e uma das mais antigas do mundo, toda a sua parte decorativa foi confiada a artesãos especializados do Marrocos e, especialmente, das históricas cidades de Fez e Meknes.
Ao lado da mesquita há um restaurante tradicional, "Aux Portes de l'Orient", com cozinha típica dos países do Magreb (tajine, cuscuz etc), e um agradável salão de chá que oferece chá de menta e doces tradicionais. O Hamman, sauna tradicional, está reservada exclusivamente para as mulheres.