Paris Guia Logo

Hôtel Amelot de Bisseuil

Mansão histórica com arquitetura notável

imagem do Hôtel Amelot de Bisseuil - slide 1

GFreihalter

O Hôtel Amelot de Bisseuil é um palácio construído no século XVII, também conhecido como Hôtel des Ambassadeurs de Hollande.

A mansão ocupa o terreno de outro edifício histórico que foi demolido, o Hôtel de Rieux. Este foi vendido em 1638 para Denis Amelot de Chailloux, que resolveu reconstruir tudo. Seus sucessores retomaram a obra em 1657, concluída em 1660. O projeto é do arquiteto Pierre Cottard.

A propriedade passou por vários sucessores até ser adquirida em 1711 por Claude Miotte, secretário do rei Luís XIV. O aspecto original foi bastante preservado, apesar das transformações realizadas pelo arquiteto Louis Le Tellier em 1759, que removeu a grande escadaria.

Uma curiosidade é que vários relógios solares, executados pelo padre Jean Truchet, foram fixados nas paredes, entre as janelas. O portal de madeira da entrada, o frontão e as paredes são decoradas com esculturas e baixos relevos

Em 2010, o hotel foi comprado por 38 milhões de euros pela empresa imobiliária Acanthe Développement e de 2014 a 2016 foi realizada grande reforma e restauração das fachadas exteriores, decoração de interiores, madeiras, pinturas e douraduras que custou mais de 2 milhões de euros.