Paris Guia Logo

Hôtel d'Almeras

Mansão histórica conhecida por sua fachada ornamentada

imagem do Hôtel d'Almeras - slide 1

Pline

Este hotel incomum foi construído em 1611 por Louis Métezeau para Pierre d'Almeras, conselheiro e secretário do rei Henrique IV. Em 1625, Pierre d'Alméras comprou uma faixa de terra na qual construiu um curral e, a seguir, ampliou a fachada do jardim com um segundo pavilhão.

Nenhuma decoração interior deste primeiro período sobreviveu. Mas a estrutura de pedra do Hôtel d'Alméras permaneceu quase intacta. Apenas duas intervenções foram registradas: a adição da grande escadaria, feita por volta de 1655, quando o hotel foi vendido a Louis Bertauld, presidente da Câmara de Contas, e a instalação das ferragens do portal de entrada em 1723, encomendadas pelo novo proprietário, Robert Langlois de la Fortelle. Fato histórico a destacar é que Paul Barras (1755-1829), tristemente célebre personagem da Revolução Francesa, residiu no Hotel d'Almeras de 1814 a 1815.

No século XIX, como muitos palácio do Marais, o Hotel d'Almeras foi ocupado por artesãos, inclusive por um curtume e depois por um fabricante de candelabros. Classificado como monumento histórico por decreto de 18 de julho de 1978, foi restaurado em 1983. Hoje, o hotel é propriedade privada e não pode ser visitado.