Paris Guia Logo

Hôtel de Guénegaud - Musée de la Chasse et de la Nature

Museu dedicado à caça e à natureza, situado em uma mansão histórica

imagem do Hôtel de Guénegaud - Musée de la Chasse et de la Nature - slide 1

Pline

O Hôtel de Guénégaud é uma mansão construída entre 1652 e 1653 por François Mansart, única obra do grande arquiteto que ainda sobrevive no Marais.

Este é um exemplo perfeito de um palácio parisiense de meados do século XVII, com um corpo principal edificado entre o pátio e o jardim, duas alas laterais e uma ala com vista para a rua. O conjunto se caracteriza pela grande sobriedade e mantem, em sua ala sul, a admirável escadaria de honra construída em pedra. No dia 15 de junho de 1962 o edifício foi classificado como monumento histórico.

Em 1964, através de um contrato de longa duração, a prefeitura de Paris alugou o palácio para a Fundação da Maison de la Chasse e de la Nature, com a condição de que o restaurasse. A reforma e o restauro do Hôtel de Guénégaud foram realizados com o patrocínio de François e Jacqueline Sommer. Em fevereiro de 1967, o museu foi inaugurado por André Malraux, então ministro da cultura.

Desde então, o hotel abriga a sede da Fundação Maison de la Chasse et de la Nature, fundada por François e Jacqueline Sommer, e um clube privado. O Museu da Caça e da Natureza, também instalado no hotel após sua restauração, foi ampliado desde 2007 para o edifício vizinho, Hôtel de Mongelas, comprado para esse fim em 2002. Mais recentemente outro edifício vizinho foi adquirido e o museu crescerá outra vez, ampliando e enriquecendo o percurso da visita até o final de 2020, para atender uma demanda crescente, pois o número de visitantes dobrou entre 2016 e 2018.