Paris Guia Logo

Hôtel d'Herouet

Mansão histórica com bela arquitetura renascentista

imagem do Hôtel d'Herouet - slide 1

Chris06

Este simpático palacete renascentista foi construído por volta de 1510-1520 para Jean Hérouet, tesoureiro do reino e secretário do duque de Orleans (que se tornaria rei como Luís XII). Em 1582, o hotel foi adquirido por Nicolas Pelloquin, secretário da câmara do rei. Após sua falência, o hotel foi confiscado em 1621 e dividido em dois lotes para venda. No lado esquerdo, a casa com a “Tourelle” (pequena torre) tornou-se propriedade de Jean-Baptiste Brunet de Chailly, conselheiro do rei, que também foi dono do hotel d’Albret.

Originalmente, as fachadas eram revestidas de tijolos e decoradas com losangos vermelhos e pretos. A pedra era usada para a base, paredes e estruturas, assim como nas janelas divididas em quadrados e retângulos. A pequena torre de esquina dá um charme especial ao palacete. Descansando em um console, é revestida com uma decoração gótica flamboyant.

Restaurado no final do século XIX no estilo troubadour em voga na época, o hotel Hérouet quase foi demolido para a ampliação da rua. Foi salvo graças a Henri d’Allemagne, membro da Comissão da Velha Paris, que o comprou em 1892 e conseguiu que fosse tombado como monumento histórico em 1908.

Na Segunda Guerra Mundial o edifício foi muito danificado pelos bombardeios que ocorreram em Paris de 26 a 27 de agosto de 1944, durante a luta pela expulsão do exército nazista. Os ataques aéreos deixaram 189 mortos e 890 feridos. Somente na área próxima a essa esquina houve 66 mortos e 118 feridos. O edifício situado nos nºs 46-48 da rue des Francs Bourgeois ruiu e deixou 21 mortos. O Hôtel d’Hérouet teve que ser quase inteiramente reconstruído nos anos 1970, com exceção da torre que milagrosamente havia permanecido intacta.