Paris Guia Logo

Lycée Henri IV - Tour Clovis

Prestigiosa escola secundária próxima ao Panthéon, com uma torre medieval

imagem do Lycée Henri IV - Tour Clovis - slide 1

Mbzt

O Lycée Henri-IV é uma escola pública secundária conhecida por ser uma das mais exigentes da França e tem mais de 2.500 estudando desde os 4 primeiros anos do ensino secundário, chamados de collège no sistema educacional do país, até turmas que se preparam para o ingresso nas grandes escolas de elite, as Grandes Écoles.

Alguns dos edifícios em que o Lycée está instalado foram herdados da antiga abadia de Sainte-Geneviève, e datam do século XII ao XVIII: a sala da biblioteca da abadia, que já teve a maior coleção de livros da Europa e deu origem a Bibliothèque Sainte-Geneviève durante o século XIX; o claustro; a torre Clovis, antigo campanário; a capela, antigo refeitório; a sala das medalhas, antigo gabinete de curiosidades. As reformas realizadas em 1996 descobriram vestígios que remontam à era carolíngia. Há também uma rica decoração barroca com espelhos que datam do século XVIII.

A torre Clovis, de estilo românico, é o remanescente do antigo campanário de uma igreja já desaparecida, situada entre o colégio e a igreja Saint-Étienne-du-Mont. Em 1803, a abertura da rue Clovis e a construção da fachada da escola separaram o complexo religioso. Os sinos soam a cada quinze minutos e outro toque anuncia as horas.

A base da torre, com janelas em arco, data do reinado de Filipe II - Philippe Auguste. Nessa época o mosteiro de Sainte-Geneviève era o guardião do portão sul da muralha defensiva de Paris. Vestígios da muralha de Philippe Auguste podem ser vistos na rue Clovis e na rue Jacques-Henri Lartigue.