Instalado no histórico edifício dos Inválidos, o Museu do Exército preserva e expõe uma das mais ricas coleções de história militar do mundo, com quase 500.000 peças, cobrindo da Idade do Bronze ao século XXI. Sua missão é fornecer a seus visitantes, franceses e estrangeiros, público jovem ou adulto, um melhor conhecimento da história militar e, mais amplamente, da história da França.
Desde a sua fundação no século XVII até os dias atuais, a história dos Invalides se funde com a história da França. E o Musée de l'Armée está comprometido em promover a transmissão e o conhecimento dos principais fatos históricos para o público jovem e o público escolar, a "memória daqueles que lutaram e morreram pela pátria e a memória das glórias militares nacionais". O Museu atrai quase 300.000 jovens com menos de 26 anos todos os anos.
A impressionante riqueza de suas coleções antigas, herdada do gabinete de armas dos reis da França, faz do Museu do Exército um dos três maiores do mundo. A apresentação dessas peças segue uma linha cronológica, evocando os cavaleiros da época de Saint-Louis até o exército permanente do século XVII. Armas orientais, armas de caça e armaduras de torneio completam essa sessão.
Outra sessão cobre de 1643 a 1871 (de Luis XIV a Napoleão III). Período de grandes batalhas e campanhas militares, passando pela Revolução, o Primeiro Império, a Restauração e a Monarquia de julho. Através de um rico conjunto de uniformes, equipamentos, armas, decorações e emblemas, pinturas e pertences pessoais de pessoas famosas como Napoleon Bonaparte e seus marechais, as coleções revelam a história militar, política e social da França. Duas salas são dedicadas a soldadinhos de chumbo, modelos de artilharia e instrumentos musicais militares, peças raramente expostas e em geral desconhecidas.
Finalmente, a sessão que cobre o período de 1871 a 1945 abrange as duas guerras mundiais, expõe uniformes, objetos cotidianos dos soldados, emblemas, armas, objetos relacionados à história colonial, pinturas e arquivos pessoais, documentários, fotografias e mapas que oferecem uma perspectiva dos dois conflitos mundiais, seguindo a escalada até o Grande Guerra, o período entre guerras, bem como o aumento das tensões políticas e ambições hegemônicas que levaram à Segunda Guerra Mundial.