Paris Guia Logo

Musée National de la Marine

Museu marítimo com uma vasta coleção de modelos de navios e artefatos navais

imagem do Musée National de la Marine - slide 1

Rama

O Museu Nacional da Marinha tem origem numa coleção que foi oferecida ao rei Luís XV por Henri Louis Duhamel du Monceau (1700-1782). Botânico e engenheiro, Henry Louis, nomeado inspetor das construções navais, doou sua coleção de modelos de embarcações e artefatos de arsenal para que ficasse exposta e servisse à instrução dos alunos da escola de ingenheiros construtores que ele dirigia.

A exposição ficou na ala Lescot do Louvre, entre 1752 e 1793, depois voltou entre 1827 e 1939. A seguir o acervo foi transferido para uma ala do Palais de Chaillot e foi aberto ao público em 1943. A atualmente conserva 30.000 objetos, entre obras de arte, decorações de proas e quase 3.000 modelos de embarcações de todos os períodos, em especial naves de guerra movidas a vela, dos séculos XVII, XVIII e XIX.

O Museu da Marinha foi fechado em 2017 para ser completamente renovado até 2022 pelos arquitetos Snøhetta, sob a supervisão do curador, almirante Vincent Campredon. O objetivo é transforma-lo em museu do mar, para despertar o interesse e o amor por oceanos e mares, abordando aspectos históricos, como a conquista dos mares; econômicos; geoestratégicos; científicos e ambientais, como a fragilidade do meio ambiente e o futuro da Terra.