Paris Guia Logo

Musée Zadkine

Museu dedicado ao escultor Ossip Zadkine, situado em sua antiga casa e estúdio

imagem do Musée Zadkine - slide 1

Hadonos

Este museu quase secreto, instalado numa charmosa casinha cercada por um perfumado jardim, foi criando para atender a vontade de Ossip Zadkine (1890-1967), escultor bielorusso radicado na França a partir de 1908, que legou para a cidade de Paris suas obras e a residência – atelier que ocupou na rue d'Assas desde 1928. Sua esposa, Valentine Prax, que era pintora, cumpriu essa determinação em 1978. Ao falecer, em 1981, ela também legou todos os seus bens.

O Museu Zadkine foi inaugurado em 19 de abril de 1982. Entra-se pelo pequeno jardim com esculturas espalhadas entre a rica vegetação. As grandes esculturas de bronze lembram que Zadkine foi precursor da instalação de arte moderna no espaço público. O itinerário da visita permite conhecer todos os períodos de criação de Zadkine e testemunha as fases de sua obra, do "primitivismo" das primeiras esculturas esculpidas em madeira ou pedra, a geometria rigorosa do cubismo, as linhas suaves de um neoclassicismo revisitado e o lirismo dos últimos anos. Durante sua vida, ele conviveu com outros artista famosos de sua época, como Brancusi, Apollinaire, Picasso, Bourdelle, Delaunay e Matisse.

O jardim foi criado pelo arquiteto e paisagista Gilles Clément para receber as obras do escultor. Uma das peculiaridades deste museu é permitir que cegos e deficientes visuais toquem sem restrições nas obras esculpidas, atendendo ao desejo do próprio Ossip Zadkine. Os trabalhos são complementados com placas em braille que permitem uma descoberta tátil.