Paris Guia Logo

Odéon-Théâtre de L'Europe

Teatro histórico, importante para a cena cultural parisiense

imagem do Odéon-Théâtre de L'Europe - slide 1

Thierry Depagne

O Odéon-Théâtre de l’Europe, mais conhecido como Théâtre de l’Odéon, é um dos seis teatros nacionais da França e membro da União dos Teatros da Europa. Construido no estilo neoclássico, com interior à italiana (sala em meio círculo e cena retangular), foi inaugurado pela rainha Maria Antonieta em 9 de abril de 1782. Ao sabor dos acontecimentos políticos teve vários nomes, mas firmou-se o de Odeon, atribuído em 1796 como evocação dos edifícios da Grécia antiga.

Entre os eventos importantes de sua história destacam-se a primeira apresentação de Mariage de Figaro - O Casamento de Fígaro (de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais), em 1784; dois incêndios (1799 e 1818); foi centro da insurreição da juventude revolucionária durante as jornadas revolucionárias de julho de 1830; a estreia no palco de Sarah Bernhardt no dia 15 de agosto de 1866; o período da marcante direção do célebre Jean-Louis Barrault e esteve no epicentro da revolta estudantil de maio de 1968, quando foi ocupado pelos estudantes.

O edifício original foi erguido entre 1779 e 1782 nos terrenos do Hôtel Condé para abrigar os Comédiens-Français. Esta foi a primeira sala a contar com bancos para o público, que até então assistia aos espetáculos em pé, mas a inovação foi bastante criticada à época. O teatro foi concebido como polo valorizador de um novo bairro, destacando-se como um monumento no centro de uma praça para a qual convergem cinco ruas.

Depois do incêndio de 1818 o teatro foi reconstruído durante o reinado de Louis XVIII pelo arquiteto Pierre Thomas Baraguay, o mesmo do vizinho Palais du Luxembourg, e reinaugurado em setembro de 1819.