Paris Guia Logo

Palais du Louvre

O Palácio do Museu do Louvre abriga uma das maiores coleções de arte do mundo

imagem do Palais du Louvre - slide 1

matt_86

imagem do Palais du Louvre - slide 2

Há três acessos para o antigo palácio real do Louvre. Pela Rue de Rivoli, pelo Quai François Mitterrand, que margeia o rio Sena, e pela Rue de l’ Amiral Coligny, onde está a fachada com a célebre colunata do arquiteto Claude Perrault e a entrada para a Cour Carrée – o pátio quadrado.

O primeiro Louvre, hoje desaparecido, era uma típica fortaleza medieval que ocupava um quarto da área da Cour Carrée. No subsolo do museu é possível observar expressivos vestígios das fundações originais, que surpreendem pelas reduzidas dimensões. Sua construção data do reinado do rei Filipe II (Philippe Auguste) e foi concluída em 1202, mas somente no século XIV, sob o reinado do rei Carlos V (Charles V), se tornou residência real.

Em 1527, o rei Francisco I (François 1er) decidiu demolir parte da fortaleza e começou a construção de um palácio projetado pelo arquiteto Pierre Lescot, em estilo renascentista. O resultado pode ser visto na ala Lescot da Cour Carré – Pátio Quadrado, que depois foi duplicada para completar um dos lados.

Depois do acidente fatal durante um torneio, em julho de 1559, que provocou a morte de seu marido, o rei Henrique II, Catarina de Médici decidiu abandonar o velho Hôtel des Tournelles que ficava próximo da Bastille e mudou-se com seu filho Francisco II, novo rei da França, os irmãos dele e a corte para o palácio do Louvre.

Com acréscimos e adaptações ordenadas por sucessivos monarcas, o palácio adquiriu o aspecto monumental que se pode apreciar hoje. A mais recente intervenção se deu durante o governo do presidente socialista François Mitterrand, entre 1981 e 1999, quando uma gigantesca reforma criou o amplo subsolo de acesso ao museu, banhado pela luz natural que atravessa as pirâmides projetadas pelo arquiteto sino americano Ieoh Ming Pei.

A transformação do palácio real em museu se deu durante a Revolução Francesa de 1789, a partir de um decreto da Convention, e foi aberto oficialmente ao público em 1793.