A Place Charles de Gaulle, historicamente conhecida como Place de l‘Étoile, é uma enorme rotatória de onde saem 12 avenidas, o que a faz lembrar uma estrela. No centro está um dos mais significativos monumentos parisienses, o Arc de Triomphe, encomendado por Napoleón em 1806. A principal avenida que irradia da Place de l’Étoile é a Avenue des Champs Élysées, tendo o Arc de Triomphe alinhado como enorme sentinela.
No século XVIII, a Place de l’Étoile era uma elevação para a qual convergiam diversas trilhas de caça e tinha o nome de Butte Chaillot. Em 1777, foram realizadas obras de terraplanagem e a área pavimentada representava uma estrêla. Entretanto, em 1970, o local foi renomeado em homenagem ao General e Presidente Charles de Gaulle, poucos dias após sua morte.
Durante o Second Empire a praça foi redesenhada por ordem do baron Haussmann, que desde 1853 se tornara prefeito da cidade. Em 1854 o anel em torno do arco é destinado à construção de grandes palácios, hôtels particuliers, que podemos ver até hoje e que são emarcáveis por suas colunas idênticas e pelos jardins voltados para a praça.
Devido ao imenso tráfego de automóveis não há acesso de pedestres ao Arc de Triomphe a partir de nenhuma das 12 avenidas que ali se cruzam. O acesso é feito através de uma passagem subterrânea. Chamar a Place Charles de Gaulle de praça é um despropósito, o movimento de veículos ali é tao intenso que as companhias de seguro só cobrem os danos sofridos pelos seus assegurados e não pelos outros envolvidos em acidentes na complexa rotatória.