Paris Guia Logo

Place de la Sorbonne

Praça em frente à Universidade de Sorbonne

imagem do Place de la Sorbonne - slide 1

Guilhem Vellut

Esta praça foi aberta em 1639 na frente da Chapelle de la Sorbonne, obra encomendada pelo primeiro ministro de Louis XIII, cardeal de Richelieu. A praça serve como moldura e espaço aberto para a observação da bela fachada da capela anexa à Sorbonne.

Frequentada por professores e estudante da Sorbonne-Université a praça é um espaço emblemático e particularmente simbólico da revolta estudantil de maio de 1968. Ponto nevrálgico das movimentações estudantis voltou a ter importante papel em 2006 durante os protestos contra a política de primeiro emprego do governo, que culminou com mais uma ocupação da Sorbonne.

Em 1980 a praça passou por uma reforma. Algumas árvores foram substituídas, uma fonte foi instalada e o monumento dedicado a Auguste Comte foi deslocado.

Em volta da praça havia muitas livrarias e editoras que perderam terreno para as boutiques de moda. Uma que ainda resiste é a centenária Librairie philosophique J. Vrin. Permanecem os cafés e bistrôs, entre eles o tradicional l’Ecritoire.