A place des Abbesses fica próxima à Basilique du Sacré- Cœur, da Place du Tertre e da Église Saint-Jean-de-Montmartre, uma igreja de estilo Art nouveau. A praça pertencia à comuna de Montmartre e foi integrada à cidade de Paris em 1863. Chamava-se place de l’Abbaye até 1867, quando recebeu o nome da rua adjacente.
Há na praça uma das poucas Fontaines Wallace que ainda restam em Paris. Desenhadas por Charles Lebourg essas fontes eram um dos símbolos da Cidade Luz. O nome das fontes homenageia o filantropo inglês, sir Richard Wallace que doou 100 exemplares à cidade de Paris. As fontes forneciam água potável e suas quatro belas cariátides (colunas esculpidas como corpos femininos e vestes gregas) representavam as virtudes Bondade, Caridade, Sobriedade e Simplicidade.
O maior destaque da praça é a estação de metrô Abbesses, com sua entrada de 1912, belíssima obra em estilo Art Nouveau do arquiteto Hector Guimard. Estes acessos foram classificados como monumento histórico em 1978, mas já havia poucos remanescentes em Paris.
A estação de metrô Abbesses aparece no filme Le Fabuleux destin d’Amélie Poulain, (o Fabuloso Destino de Amélie Poulin) um título que quase foi substituído por Amélie des Abbesses.