Paris Guia Logo

Place du Panthéon

Praça em frente ao Panthéon, cercada por edifícios históricos

imagem do Place du Panthéon - slide 1

Jason Riedy

Esta praça foi idealizada juntamente com a Faculdade de Direito pelo arquiteto do Panthéon, Jacques-Germain Soufflot. A obra teve início em 1770, ocupando os antigos jardins da abadia Sainte-Geneviève e o terreno do histórico (1336) collège de Lisieux, cujos edifícios foram comprados em 1758 e demolidos em 1762. Para abrir espaço para a praça outras casas do entorno tiveram o mesmo destino.

Durante a Revolução françesa, e até 1805, o edifício da Faculdade de Direito foi transformado em prefeitura do bairro. Entre 1844 e 1850 foi construído um novo edifício para a prefeitura, imitando a fachada da Faculdade de Direito, para criar um cenário simétrico nesse lado da praça. O contorno, à direita do Panthéon, foi finalizado com a construção dos edifícios de nº 17 a 19 durante a década de 1840. O lado direito da praça foi ampliado com a demolição dos edifícios do antigo collège de Montaigu e a construção da bibliothèque Sainte-Geneviève.

A Place du Panthéon está entre as poucas praças de Paris que não tem vegetação, caso da Place Vendôme, Place de la Concorde e Place de la Bastille. Recentemente a prefeitura da cidade fez uma intervenção urbana que reduziu drasticamente a circulação de veículos e acabou com a área de estacionamento. Foi instalado mobiliário urbano em frente à biblioteca, criando grande área de convívio.