Paris Guia Logo

Printemps

Loja de departamentos famosa pela sua cúpula de vidro art déco

imagem do Printemps - slide 1

Bar Perché - Printemps

Ao lado da Opera Garnier e em pleno coração dos Grands Boulevards, Le Printemps é uma das mais famosas lojas de departamentos de Paris. Em seu último andar encontra-se o restaurante Perruche, do qual se pode apreciar um magnífico panorama de Paris com 360 graus de amplitude.

Verdadeiro templo do consumo, Le Printemps foi inaugurada no dia 3 de novembro de 1865 na esquina da rue du Havre e do Boulevard Haussmann. Seus proprietários apostaram no sucesso graças à proximidade com a Gare Saint-Lazare, para a qual convergiam várias linhas de trem e metrô. Em 1874 Le Printemps já reunia 4 edifícios e em 1867 foram instalados os primeiros elevadores hidráulicos, invenção recente de Félix Léon Edoux, que os havia apresentado na Exposição Universal daquele mesmo ano.

Um incêndio destruiu grande parte do Le Printemps no dia 9 de março de 1881. O projeto do novo edifício é do arquiteto Paul Sédille, que deu origem a uma concepção arquitetônica específica para lojas de departamentos. O novo Printemps foi inaugurado em março de 1883.

Em 1920 um novo incêndio destruiu as partes internas da loja. Durante a reforma (1923) foi colocada uma requintada cúpula de vidro que mais tarde, no início da Segunda Guerra, foi desmontada e guardada para evitar o risco de bombardeios. Em 1973 foi restaurada e reinstalada; em 1975 a cúpula e a fachada do edifício foram tombadas como monumentos históricos.