Paris Guia Logo

Rue Mouffetard

Rua histórica com mercados e lojas tradicionais no Quartier Latin

imagem do Rue Mouffetard - slide 1

LPLT

A Rue Mouffetard é uma das ruas mais antigas de Paris que data provavelmente do século III, época em que Paris, conhecida então como Lutécia, estava sob o domínio do Império romano. Ladeira estreita e muito pitoresca, com muitos cafés, restaurantes e comércio variado nos 650 metros de comprimento, é um grande atrativo para parisienses e turistas.

Ela fazia parte de uma via romana criada para conectar diretamente a ponte da île de la Cité (atual Petit-Pont) ao início do caminho, perto da atual igreja Saint-Médard, que levava de Lutécia à cidade de Lyon. Durante o declínio do Imperio Romano, a criação desta rota corresponde à gradual retração da cidade galo-romana da margem esquerda do Sena, entre meados do século III e o final do século IV, para uma posição defensiva limitada aos 10 hectares da île de la Cité. Naquela época, a ilha foi fortificada por uma muralha para deter as incursões germânicas. Essa muralha foi construída usando as pedras dos monumentos e edifícios da margem esquerda.

A rua possui esse nome estranho cuja origem é desconhecida. Há várias especulações: para alguns o nome seria derivado de uma colina de aluvião e sujeira acumulada, conhecida como Mont Cétar, para outros o nome decorre de “mouffette”, que significava odor insuportável. Enfim, tudo isso se perdeu no tempo e hoje temos uma rua muito simpática e animada. No trajeto são visíveis vários letreiros antigos, alguns tombados pelo patrimônio histórico (nos nºs 1; 6; 14; 122; 134). O edifício nº 52 tem o corredor de acesso pavimentado com antigas lápides de cemitério. No nº 53 foi descoberto em 1938 o “Tesouro da Mouffetard” - trésor de la rue Mouffetard, escondido por Luis Nevelle, advogado do Parlamento de Paris durante o reinado de Louis XV, composto por mais de 3.000 moedas de ouro.

A antiga Fonte do pote de ferro - fontaine du Pot-de-Fer, tem o nº 60 e data do século XVIII, quando era alimentada pelo aqueduto de Arcueil. Mais adiante, no nº 73 está o Teatro Mouffettard e, no fim da rua, a Église Saint-Médard.