Paris Guia Logo

Théâtre National de Chaillot

Teatro nacional situado no Palais de Chaillot

imagem do Théâtre National de Chaillot - slide 1

LPLT

Durante o ano de 1936 várias greves interromperam a construção e o palácio não ficou inteiramente pronto para a exposição de 1937, em particular o teatro, que só foi terminado em 1939.

Sob a direção de Louie Süe o teatro foi construído em estilo Art Déco, e contou a com a colaboração de especialistas, como o serralheiro Raymond Sube (para elementos de iluminação e balaustradas), os pintores Gustave-Louis Jaulmes (para os afrescos de estilo Pompeiano), Pierre Bonnard, Maurice Denis, Ker Xavier Roussel e Edouard Vuillard (que haviam participado do grupo Nabis, produziram painéis para a galeria de orquestras).

A sala tinha 2800 lugares para o público e o poço da orquestra podia acomodar 150 músicos. Entre 1952 e 1963, sob a direção do ator e diretor Jean Vilar, o teatro teve grande sucesso com uma política de preços acessíveis até para operários, horários convenientes para trabalhadores e acordos com os comitês de empresas. Durante os primeiros cinco anos foram realizadas 1451 apresentações, das quais 1130 a preços populares. Com a saída de Vilar, o teatro entrou em declínio.

Em 1972 uma reforma proposta de Jack Lang et Antoine Vitez criou espaços modulares e atualmente há três salas de espetáculo.